sexta-feira, 25 de maio de 2012

PAI AOS PÉS DA CRUZ

    A missão do pai vai muito além da geração de seus filhos. É dever do pai o cuidado vigilante e provisional (das necessidades à formação do caráter) de sua prole.

  Cada pai precisa compreender que a qualidade de sua presença conta junto aos filhos muito mais que condição social, cultural, espiritual ou financeira. É sabido que, enquanto crianças, o amor e o respeito dos filhos estão presentes na relação com o pai, independentemente deste ser bem ou mal sucedido. É verdade de aceitação geral que os filhos, até determinada idade, tendem a fazer de seu pai o seu herói. O pai é a sua referência.

    No entanto, “a vida continua, os filhos crescem e se tornam gente”. Enquanto crianças não têm percepção da realidade – nua e crua como ela é – e, em razão disso, não têm como estabelecer juízo de valores sobre o caráter e a conduta de seu pai.

    É recomendável que cada pai seja presente, vigilante, como autêntico provedor da subsistência e modelo inspirador (de contínuo) na vida de seus filhos. Como os filhos descobrem (mais tarde) ser seu pai se torna relevante no modo como reagem (enfrentam) à constante agressão do mundo secular no que tange à fé, ao caráter e ao estilo de vida.

    Não dá para ser como Deus é para com os filhos na vigilância e provisão constantes (Salmos 121.3-4): “não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel”. "O pai humano dorme e pisca"

    O pai terreno, por não ter os atributos do Pai, está sujeito a cometer atos falhos, por descuido, em razão de sua limitação humana. No entanto, todo pai que se colocar aos pés da cruz do Senhor Jesus Cristo há de receber a virtude do alto e de se manter como fonte de inspiração contínua para seus filhosSeu testemunho de fé, suas lágrimas, seus esforços, sua alegria, sua honra, sua seriedade e fidelidade com que lida com as questões domésticas e do Reino hão de fazer de cada pai “um pai presente” e realizado no cumprimento de sua missão.

   Você que é pai, quer manter ou recuperar esse honroso título de pai herói junto a seus filhos? O caminho é colocar-se aos pés da cruz de Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário