terça-feira, 13 de novembro de 2012

O PODER SOBRENATURAL DA GRAÇA DE DEUS


Por sua natureza pecaminosa, o homem reflete na Sociedade, por seus hábitos e vícios, o modo como Deus o vê: “O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um” (Salmos 14:2-3); “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Romanos 3:10-12

A deformidade do caráter é uma das conseqüências do pecado que integra a existência humana e a sujeita “à margem do caminho”. (Romanos 3.23)

Para os sociólogos, psicólogos, etc. o caráter mau ou bom (imutável) é que determina o conjunto das qualidades do indivíduo visíveis e constatáveis por seu comportamento.

René Le Senne - Filósofo e Psicólogo francês, num trabalho sobre a filosofia de valores  - asseverou que “caráter é conjunto de disposições congênitas, ou seja, que o indivíduo possui desde seu nascimento e compõe, assim, o esqueleto mental do indivíduo”. (grifo nosso).

Tereza Campelo -Ministra Desenvolvimento Social (BR) – questionando e respondendo sobre os “malfeitos do desvio de conduta moral” materializado na corrupção, assim se expressou: “É possível não ter gente tentando desviar dinheiro público ou privado no mundo? Difícil imaginar isso, talvez no futuro com uma alteração genética.” (grifo nosso).

Na contramão dessas afirmativas sobre a impossibilidade de se mudar o caráter, Jesus diz: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:14).

Pela conversão a Cristo, o homem experimenta a metamorfose espiritual (pelo processo da regeneração) e descobre o poder de Deus em fazer novas todas as coisas, inclusive o caráter. É salutar a descoberta do desprazer da ofensa moral contra Deus e, por via de conseqüência, contra o próximo.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

Haveria outra fórmula para mudar o caráter? Não! A ciência está certa! Os homens não têm o poder de mudar o caráter de ninguém. Só Deus detém esse poder! É sobrenatural e pela graça que está disponível a todos os homens


Nenhum comentário:

Postar um comentário