quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ACORDA, BRASIL!

“...Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que razão me mostra a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida” (Habacuque1.1-4).
    O profeta, perplexo, diante da corrupção espiritual, moral e social do povo e de seu governo, por volta do ano 600 aC, perguntou até quando deveria esperar pelo silêncio de Deus. Após um “longo silêncio”, o profeta ouviu a resposta de Deus e ficou alarmado por não ser a que gostaria de ter ouvido: pela conivência do povo com a iniquidade e submissão aos caprichos de um governo opressor, o Senhor traria pesada destruição pelos Caldeus (1.5-11).
    Como o Senhor disse, assim sucedeu (leia todo o livro registrado pelo Profeta Habacuque. São apenas 3 capítulos. Vale a pena!).
    Nos dias atuais, o quadro parece mais alarmante. Em razão da generalização da corrupção e da mentira; das propostas de se legalizar o cerceamento da liberdade de crença, de reunião e de pregação, contrariando as conquistas constitucionais vigentes; das leis novas que fomentam a discórdia e o ódio entre grupos que sempre conviveram harmoniosamente neste País; da banalização da vida, pela descriminalização do aborto, e outros, me assusta a quantidade de líderes cristãos que apóiam um programa de governo que atenta contra a liberdade da imprensa e que deseja implantar no Brasil um socialismo nos moldes do regime cubano.
   Essas questões nacionais dizem respeito diretamente à igreja de Cristo no Brasil e não podemos nos calar. Trata-se de um real desafio à nossa fé e tenho dúvidas se a igreja de Cristo está devidamente preparada para enfrentá-lo. Aguarde porque dias terríveis estão por vir, se os rumos atuais se confirmarem.
    Só para reavivar a memória de uns e informar a outros, o Brasil viveu em 1964 a deposição de um presidente, João Goulart, que desejava tutelar o proletariado com o Estado. A ditadura assumida pelos militares foi uma reação à implantação do comunismo no Brasil. Apesar de tantos problemas que provocaram grandes injustiças e pela demora da redemocratização do Brasil, damos graças a Deus porque o comunismo teria sido mal maior.
    Como já o disse, o foco dessa mensagem não é a abordagem dos fatos históricos desse período. O meu interesse nesse pronunciamento é trazer uma mensagem de alerta ao Brasil Evangélico que se encontra adormecido ou anestesiado com o “canto da sereia”.
    Não se iluda, meu irmão, a turma que desejava implantar o comunismo em 1964 está de volta. A atual candidata à presidência, que lidera a pesquisa nestes dias, além de grande simpatia pelo regime cubano, já declarou que este é o modelo ideal para o Brasil. Que tristeza nos céus e na terra!
    Quem esteve em Cuba (estive lá) e conviveu com o povão entende a desgraça de um povo que vive sob o regime comunista. O comunista tem horror dos cristãos. Sua base está na negação de Deus e no cerceamento da liberdade de crença, de consciência, de reunião, de comunicação, de locomoção, de vocação, e assim por diante. Cuba tem um regime fracassado, onde o próprio grande líder revolucionário, ditador desde 1959, declarou que o regime não serve para exportar (ser implantado em nenhum outro país), pois não serve mais nem para os cubanos.
   Em Cuba, ao indagar sobre o sonho daquele povo e porque levam tão a sério os estudos, ouvi de líderes religiosos como resposta: “Nosso sonho é o de liberdade. Nossos filhos estudam porque no dia em que Cuba for livre precisarão estar preparados para competir com o mundo. Fidel Castro é o diabo encarnado”.
   Os comunistas no Brasil disfarçam a mensagem da negação de Deus porque sabem que a imensa maioria do povo é temente a Deus. Então, sutilmente, vão se infiltrando e ao conseguirem a maioria no Congresso Nacional, implantarão a consumação desse regime que já começou no Brasil. Acorda, Brasil!
   O que leva líderes cristãos a apoiarem um governo com essa mensagem? Será a insatisfação com o sistema capitalista? O discurso contra os norte-americanos que são responsabilizados por 03 décadas de nossas mazelas e cujo maior defeito é o de colocar a cara na reta em prol da liberdade frente ao comunismo e ao terrorismo movido pelos ditadores? Será o falso discurso do socialismo que, na prática, nunca funcionou porque ao chegar ao poder a elite dominante se beneficiou e dominou o proletariado tirando-lhe o bem mais precioso (liberdade)? Não pode ser por uma questão de ideologia, pois o cerceamento da liberdade pelo domínio dos que assumem o poder contraria essencialmente a Palavra de Deus. Quero crer que seja tão somente por convencimento pessoal (que respeito, mesmo discordando e alertando para o tremendo risco para a igreja) e nunca por busca de favorecimento pessoal.
    Meu irmão, já caiu no esquecimento a comoção pela história de nossos irmãos que foram oprimidos no Leste Europeu, nos 70 anos, pelo comunismo nas então Repúblicas Socialistas Soviéticas, onde “o comunismo tentou matar Deus”?
    Até quando? Com certeza nossa postura de hoje, com aceitação e aprovação do que ocorre, provocará a resposta de Deus. Caso isso se concretize (sinceramente, eu gostaria muito de estar equivocado), preparemo-nos para os tempos difíceis.
    Concluo, por ora, perguntado? É justo aos olhos de Deus apoiar um governo que tem como base o cerceamento da pregação da Palavra de Deus e que atenta ostensivamente contra a liberdade do povo? ACORDA, BRASIL!!! ATÉ QUANDO?

5 comentários:

  1. Caro Pr. Roberto, quero parabenizá-lo pela brilhante visão do irmão quanto a realidade atroz que nos espera, concordo com suas palavras e acho que se se manterem os rumos atuais do governo em breve enfrentaremos tempos ainda mais difíceis. É pena que fazemos parte de nação cuja a massa é ignorante, fruto de pessoas que dizem que ler é um lixo, não ouso a usar a palavra de nosso presidente.
    Precisamos nos manifestar sim, e o tempo para isso já passou.
    Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  2. Os crentes que defendem o socialismo deveriam, primeiro, pedir a opinião dos irmãos de Cuba e da China. Será que esses crentes socialistas modernos conseguiriam encarar o olhar de um irmão torturado pelo regime por amor a Jesus, ou de um órfão ou de uma viúva? O que os irmãos perseguidos nesses países diriam se soubessem que no Brasil, onde há liberdade, ainda há alguns crentes que apóiam o comunismo? Não sei, mas teria vergonha só de dar a notícia...

    ResponderExcluir
  3. Olá Pastor, quanto tempo!
    Muito legal encontrar um Blog seu, e espero que o senhor encare com carinho uma palavra disconrdante de um militante socialista e cristão.
    Seu discurso tem lembrado bastante a lógica de argumentação recorrente da Guerra Fria. Os comunistas são isso e aquilo outro, comem criancinhas e blasfemam contra Deus. Muito bem, em primeiro lugar, Dilma não é comunista, tão pouco o PT. Deixou de ser faz tempo, infelizmente. Não defendo o socialismo como um regime ditatorial. Socialismo que defendo, como o Plinio defendeu bem, significa liberdade, inclusive religiosa, mas inclusive sexual e de opinião. Estamos tratando de um estado laico, não é?
    Mas o que mais incomoda pastor, é o tratamento dado ao socialismo como se o capitalismo tivesse dado certo. Diz para mim o que o capitalismo construiu nesses pelo menos 200 anos de hegemonia? Desigualdade, individualismo, ditaduras (para só falar dos mais próximos: Pinochet, ditadura militar no Brasil, Argentina e TODOS os outros países latino-americanos durante a Guerra Fria...) inclusive com apoio de parte dos cristãos, católicos e evangélicos (pelo apoio ou pelo covarde silêncio).
    Sobre Cuba, há muita repressão. Mas sobre os EUA, o país mais próspero no mundo, a desigualdade está cada vez mais gritante e suas conquistas pela guerra e pelo sangue (em nome de um deus protestante) são um contra-senso com uma vida ao lado dos pobres e dos oprimidos como nos ensinou nosso mestre Jesus Nazareno.

    Um beijo

    Danielzinho

    ResponderExcluir
  4. Nobre Daniboy.
    Estou com saudades.
    Seu discurso é bonito e apaixonado. Mas comparar os resultados do socialismo e do capitalismo no dia a dia das pessoas, inclusive dos cristão, é brincadeira e apelação.
    Essa eu deixo para os nossos irmãos em Cristo que vivem nos dois extremos darem suas opiniões. Basta acessar o site da Missão Portas Abertas.
    Depois comente no meu blog também. Tem uma postagem só sobre o comunismo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pr. Roberto!

    Quero felicitar-lhe pela iniciativa, proposta e conteúdo do blog. Já estou seguindo.

    Aproveito a oportunidade para convidar-lhe a conhecer o meu blog, e caso queria seguir também, ficarei muito honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Na Paz do Rei dos reis!

    ResponderExcluir