terça-feira, 14 de setembro de 2010

A ABOLIÇÃO DO MEDO

    Segundo os psicanalistas, há centenas de medos inerentes à espécie humana. São as fobias que prejudicam a saúde emocional com sérios riscos para o exercício da fé cristã.
    Tenho observado a dor e o sofrimento de irmãos que cedem ao medo e, desmotivados, ficam à deriva como se nada mais lhes dissesse respeito.  Mas, sabemos que esse não é o propósito de Deus para nós. Em momento algum Deus diz que sucumbiremos, pelo contrário, nos afirma que havemos de vencer sempre.
   O medo tem tudo a ver com a nossa fé. Quando Jesus repreendeu o vento e mandou aquietar o mar foi em socorro dos discípulos que estavam sucumbindo pelo medo. Jesus lhes perguntou onde estava sua fé.  O medo deve ser repreendido pela fé, em toda e qualquer circunstância, na certeza de que  as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã  trazendo o resplendor da glória da Deus na transposição dos campos de batalha.
    Quero deixar, inicialmente, com aqueles que estão travando batalha espiritual contra o medo (esse tal medo que insiste em se instalar em seus corações para tirar-lhes a esperança de dias melhores e fazer a estremecer a alegria da fé cristã)  um famoso pensamento,  de cujo autor não me recordo, que disse: se o medo bater à porta do teu coração, manda a fé abrir que o medo vai embora
     O medo costuma preceder a dor e o sofrimento, mas, em muitos caso, a dor e o sofrimento chegam trazidos pelo imaginário do medo. Ah! Quantas vezes o “problemão” que causaria a dor e o sofrimento nunca chega por tratar-se de uma ameaça que não se concretiza, especialmente pela intervenção divina. Lembre-se da palavra de Jesus: basta a cada dia o seu mal (Mt. 6.34),  ou seja, não sofra pelo mal que você não conhece; o futuro a Deus pertence.
    Pretendo demonstrar que o medo não provém de Deus. Abordarei, se Deus quiser, inicialmente, alguns medos coletivos que assustam os crentes e preocupam as lideranças evangélicas,  tais como: a) a igreja não poderá pregar diretamente contra o pecado da homossexualidade porque homofobia é crime; b) a igreja é obrigada a receber homossexual e a realizar casamento que une pessoas do mesmo sexo; c) o  medo de que o poder judicial venha a decidir questões internas da igreja. É bom que se diga, a priori, que sofre esses medos a igreja que não exerce seu direito constitucional de auto-regulamentação,  o que pode levá-la a depender do direito supletivo do Estado para decidir determinadas questões nas quais ela se omite.
Para seu encorajamento
  Então o Senhor disse a Josué: Não temas e não te espantes (Js 8:1) - “Em nome do Senhor Nosso Deus, hastearemos pendões.” (Sl. 20.5b)  -    “Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16.33

Nenhum comentário:

Postar um comentário