terça-feira, 5 de abril de 2011

A IGREJA CRISTÃ E OS DESAFIOS ATUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

   Todos os dias, sem exceção, a imprensa tem noticiado forte apelo em favor das chamadas minorias, e homofobia tornou-se a palavra-chave para se instaurar, sumariamente, um tribunal de inquisição no Brasil. O problema mais se acentua, atualmente, não pela cor da  pele, mas em razão da opção sexual.
   Amados, os cristãos devem abolir de seu vocabulário a palavra homofobia (não é aplicável a nós), pois não é da natureza cristã (leia-se discípulo convertido e devidamente compromissado com Jesus) promover qualquer tipo de discriminação. O cristão deve repudiar, veementemente, qualquer agressão, seja verbal ou física, contra qualquer pessoa por sua opção de vida, inclusive a sexual.
   No entanto, é necessário distinguir a imensa distância que há entre o dever de respeitar a pessoa em sua opção e o direito de não aprovar suas práticas.
    Amar a todas as pessoas é dever sagrado de todos nós, mas isso não implica na obrigação de concordar e aceitar no seio da igreja suas práticas contrárias à Palavra de Deus. É dever de todo discípulo praticar o que o próprio Deus ensina: amar o pecador e repudiar o pecado de qualquer natureza porque o pecado do homem natural o torna inimigo de Deus (Rm 8.7).
   Ademais, a igreja não pode se omitir na pregação da Palavra de Deus a todos os homens, sem exceção. A Bíblia afirma em  Rm. 3.23 "que todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus". Jesus disse: “... os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." (Mc 2: 17). É preciso alertar todos os pecadores do risco previsto em Ap 21.27.
   A igreja deve combater toda prática de pecado e nisso se inclui a corrupção, a mentira, a promiscuidade, a homossexualidade e todos os outros desvios do padrão de conduta moral que Deus estabeleceu para o homem, em conformidade com  a Palavra de Deus.
    Aquele que não lê a Bíblia, nela não acredita ou dela só assimila o que lhe interessa não compreende essas coisas. Mas, a igreja não pode parar de pregar contra o pecado da homossexualidade porque não pode passar ao largo dos ensinos da Palavra de Deus: “Com homem não te deitará, como se fosse mulher; abominação é.” (Lv 18.22).
    É preciso compreender que os direitos das minorias são garantidos pela Constituição Federal, mas esses direitos cessam seu alcance quando atingem os direitos de outras minorias ou da maioria.
   A mobilização em favor dos direitos do gay no Brasil busca a tutela do Estado para sua proteção. É evidente que essa proteção é dever do Estado porque a ele compete a segurança de todos, inclusive das minorias, quaisquer que sejam,  contra qualquer tipo de discriminação.  No entanto, lamentavelmente, com o apoio do Governo Federal, e exercendo pressão no Congresso Nacional, o que se está fazendo não é só a defesa de uma minoria mas a apologia de sua doutrina quanto à opção sexual, o que contraria os princípios da Palavra de Deus.
   A bandeira de luta pelo direito da homessexualidade é obrigar a Sociedade não só a respeitar (é dever respeitar a opção sexual), mas, também, a aceitar e compartilhar de suas idéias (aí está um gravíssimo erro). Dentre os maiores absurdos dessa mobilização, na contra mão da educação das crianças, o MEC se propõe a ensinar aos alunos do ensino fundamental o entendimento de que a homossexualidade deve ser compreendida como parte integrante da  natureza humana. Só que Deus diz de modo diferente em Gn 1.27: “macho e fêmea Deus os criou”.
   Ora, cadê o respeito ao Direito Constitucional das minorias (ou maioria) que crê de modo diferente? Onde estão os Deputados Federais e Senadores da República que foram eleitos com os votos dos cristãos? Onde estão os manifestos das igrejas cristãs no Brasil?
   É necessário que a igreja se posicione de modo contundente, agora, antes que essa minoria transforme fatos sociais repetitivos em mudanças sociais (como no Brasil atual as coisas acontecem de modo diferente, tenta-se impor mudanças sociais por força de lei, ou seja, de fora para dentro). Cuidado! Há um ditado popular que diz que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
   Por que tanto medo? Por que os cristãos estão tão calados à exceção de uns poucos que se arriscam a serem condenados sumariamente por um tribunal de inquisição exatamente pela omissão de tantos que a tudo assistem de modo compassivo?
    Desperta, igreja, para bem cumprir sua missão! Com respeito às pessoas e suas opções, mas com a autoridade de quem foi ungido pelo poder do Espírito Santo (At. 1.8), a igreja cristã deve assumir sua responsabilidade junto à Sociedade alertando-a dos riscos a que se sujeita em apoiar e aceitar manifestações pecaminosas que só tendem a aumentar porque o homem natural tem-se aperfeiçoado em sua máquina de produzir pecados.
   A Sociedade deve ouvir da igreja que “se colhe o que se planta” (Ez 18.20-23; Lc 6.43-45).

5 comentários:

  1. Muito bom! Que Deus levante mais profetas nesse tempo de apostasia!
    Precisamos, também, estar armados tecnicamente para o debate, para calarmos essa militância perversa que confunde discordância acerca do homossexualismo com ódio contra homossexuais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pastor, pela postura bíblica, como homem de Deus que o senhor é. Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pastor Roberto, pela sua visão clara em dias que a sociedade pregam uma visão tão distorcida da vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Information provides by in that blog is really admirable but if someone wants to more about Igreja Crista Brasileira Scone then visit on that link.It gives a very important info for Jesus Chirst.

    ResponderExcluir