quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A ÚLTIMA PALAVRA É DE DEUS

Prov. 16.1   “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.”

A existência humana é estimulada pelas realizações: fazer planos (sonhar) e poder executá-los é uma das grandes motivações da vida. Planejar não é o problema para o homem, pois ele é dotado de capacidade para fazer planos. O problema é quando os planos não estão harmonizados com os desejos de Deus.

Quando buscamos Deus e nos sujeitamos à Sua vontade, O autorizamos a planejar conosco e a fazer funcionar do jeito Dele e, não necessariamente, do nosso jeito. Isso significa reconhecer que Deus dá a última palavra sobre os nossos planos e que nós reconhecemos que Sua intervenção é necessária e sempre oportuna.

Somos livres para fazermos planos imediatos, a médio e a longo prazo. A grande questão é: por que muitas vezes o que planejamos não dá certo, mesmo tendo tudo para dar certo? A resposta passa por uma verdade absoluta: somos limitados e não conhecemos por antecipação as coisas que estão para acontecer.

Tudo que fazemos por nós mesmos gira em torno de expectativas que podem dar certo ou não. Podemos planejar com as melhores intenções, mas não podemos garantir que vai dar tudo certo.

Alguns atribuem sorte ao plano que deu certo ou azar ao plano que deu errado, mas vejamos a beleza dessa afirmação do pr. Iranildo Erasmo: “Para quem tem fé, não existe sorte, existe Deus. Para quem tem Deus, não existe perda, só vitória. Para quem crê, não existe impossível, existe milagre.”


Mesmo sabendo que as misericórdias de Deus não têm fim e que Ele está sempre pronto a nos socorrer, descobrimos que não é recomendável deixar para buscar Deus “depois do estrago”. O ideal é que na fase do planejamento creditemos a Deus o poder de aprovar, modificar ou reprovar os nossos planos antes de serem executados. Ao crermos que a última palavra é de Deus, devemos pedir que Ele intervenha e não nos permita planejar e executar o que não trará benefícios para nós e aqueles a quem tanto amamos.

Todos deveríamos nos perguntar: Em que fase de nossos planos nós os submetemos a Deus? Qual tem sido a nossa experiência de ter Deus como parceiro em nossos planos  e realizações?

Finalizando sobre essa reflexão sobre ser de Deus a última palavra, lembremos-nos da recomendação bíblica em Tiago 4.13-15: “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”.

Que Deus nos dê a bênção de tê-lO conosco na elaboração dos nossos planos para que sejamos bem-sucedidos nas realizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário