quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FAMÍLIA RADICAL

Salmos 103.17-18 “Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos.” Ef 5.10 “Compreenda o que é agradável a Cristo, e então faça-o.”
Ser radical no esporte significa ter destreza, ser perito ou ter  coragem para manobras que exigem esforços e habilidades diferenciadas. Ou, ainda a combinação desses e outros ingredientes. Também, segundo o Dicionário Online de Português, radical aplica-se a uma pessoa intransigente quanto ao modo de ver um assunto.

Nessa combinação de elementos é que gostaríamos de focar a família. Ah, se  fossemos radicais na maneira de ser em família! Com certeza, muitas famílias poderiam ser melhores do que são.

Vamos chamar de FAMÍLIA RADICAL a família que se diferencia das outras por escolher praticar os princípios estabelecidos por Deus.

Consideremos FAMÍLIA como o NÚCLEO estabelecido por Deus, constituído por um homem, uma mulher e filhos. Essa família radical não transige (não pode) nesse princípio elementar.

Família radical é aquela que busca conhecer a Deus e fazer sua vontade. A família radical tem seu foco na vontade de Deus, se alegra e se realiza em cumprir o seu papel como agente de transformação da Sociedade.

A Família radical é o contraponto ao mundo (opõe-se). Nossas crianças, adolescentes e jovens precisam aprender sobre Deus para exercer a autoridade de fazerem contraponto ao mundo que tornou-se uma criativa máquina de destruição da família. É preciso conhecer as duas estradas (a do bem e a do mal).

A Bíblia revela como deve se porta ruma família radical:

MARIDO E MULHER RADICAIS  -  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos (Eféios 5.22-24). Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela ( Efésios 5.25)

Isso significa um cônjuge em função do outro e não do mundo. Os dois não trazem para seu convívio o convívio do mundo. O foco do marido deve estar no direito da mulher e o da mulher no direito do marido. O direito de um é dever do outro.

PAIS RADICAIS aprendem a dizer sim sempre que possível e não sempre que necessário aos seus filhos. Aprendem ainda que “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Provérbios 27.5). Pais radicais Filtram as músicas e a literatura de seus filhos, disciplinam suas amizades, os lugares que frequentam e controlam seu acesso às mídias de comunicação

FILHOS RADICAIS obedecem a seus pais e lhes dão razão diante das razões do mundo. Obedecem aos pais, não por opção, mas por respeitá-los como seus progenitores e educadores segundo o coração de Deus.

Filhos radicais repudiam o caminho da desobediência porque é um caminho tortuoso, escuro, escorregadio e ladeado de abismos perigosos. Não enganam a seus pais nem quando estão diante das tentações dos maus costumes que observam no mundo.
Deus diz aos filhos radicais: "Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" (Pv 6.20-22). Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor “ Efésios 6.1-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário